A experiência Bio nas Escolas da freguesia dos Olivais resultou de uma parceria entre a AGROBIO e a Junta de Freguesia dos Olivais. A AGROBIO assinou um protocolo com a Junta de Freguesia dos Olivais para o fornecimento de produtos biológicos em cantinas das Escolas EB1 na freguesia dos Olivais e um centro de dia (1.600 refeições com produtos de Agricultura Biológica) desde 2017. Para este projeto foi criado um circuito específico para o abastecimento das escolas, que inclui uma cooperativa de agricultura biológica a AGRICOOPBIO – Cooperativa De Produtores Biológicos, C.R.L., que se dedica exclusivamente à produção/transformação/comercialização de produtos biológicos exclusivamente nacionais, e um espaço de armazenamento (área grossista) no Mercado do Lumiar + Bio.

A AGROBIO está encarregue de toda a logística associada a este projeto que vai desde a recolha dos alimentos aos produtores biológicos, passando pelo armazenamento no Mercado do Lumiar + Bio e a posterior distribuição pelas escolas. As refeições preparadas nas escolas são sazonais e as ementas são ajustadas semanalmente consoante a disponibilidade dos produtos. Mais de metade dos ingredientes que constituem as refeições são biológicos e fazem parte das sopas, dos pratos principais e das saladas. As cozinheiras das escolas referem que não notam diferenças na preparação dos produtos biológicos e que a adaptação foi fácil. Os encarregados de educação também estão bastante satisfeitos com esta mudança confessando que “é importante incutir esta ideia dos produtos biológicos e tradicionais aos nossos filhos, porque cabe-nos a nós deixar este legado de continuarem a proteger o ambiente”.

Se deseja alterar o modelo de alimentação da sua escola, por favor, contacte a Agrobio, através do preenchimento do Formulário, selecionando a opção 4 – Alimentação Biológica nas Escolas (clique aqui)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta