Respondendo a uma das questões que mais nos têm colocado nos últimos dias, os Mercados AGROBIO irão manter o seu funcionamento, uma vez que comercializam produtos de primeira necessidade.

Contudo, deve ser tido em conta que em alguns Mercados poderão surgir constrangimentos, nomeadamente, menor número de produtores por mercado.

Cada Mercado poderá ditar medidas específicas de proteção. No entanto, em todos os Mercados terão de ser cumpridas todas as medidas de contingência por parte dos produtores e consumidores, de forma a ser possível assegurar a segurança de todos.

De seguida, são apresentadas as medidas de contingência a adotar pelos produtores/expositores:

– Montar a banca o mais possível afastada das outras bancas dado que há autorização para utilizar mais área do que a área habitual do mercado, tendo em conta o espaço existente.

– Há também autorização para prolongar o horário do mercado (até às 18.00h) para poder responder aos clientes de forma ordenada dado que a forma de trabalhar será diferente da habitual e logo mais lenta.

– Os clientes não podem ter acesso direto aos produtos, mantendo uma faixa de separação entre todos os produtos expostos e os restantes clientes, de no mínimo 1 metro. Aconselha-se a colocar faixa sinalética para manter a separação.

– O produtor/expositor ou funcionário é que pode manipular os produtos e este é que serve o cliente que está na zona de atendimento mas fora da banca.

– O produtor/expositor ou funcionário deve utilizar luvas e desinfetar as mãos com regularidade e evitando o contacto físico com o cliente.

– Em cada banca deve ser definido o local de atendimento que garanta a distância mínima de pelo menos 1 metro entre produtor/expositor ou funcionário e cliente. No caso de bancas maiores devem ter mais do que um local de atendimento.

– O local de atendimento deve ser desinfetado com regularidade.

– Os clientes organizam-se em fila por ordem de chegada na direção do local de atendimento.

NOTA: Estas medidas não invalidam todas e quaisquer recomendações das Autoridades Competentes nomeadamente a Direção Geral de Saúde!