Projeto ORGANICFOOD4FUTURE “O Futuro está na sua Mesa com a Folha Verde” é o slogan da iniciativa que visa promover o consumo de alimentos biológicos em Espanha e Portugal. 


A Ecovalia, associação profissional espanhola de produção biológica, e a Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, apresentaram em Madrid a campanha “O futuro está na sua mesa com a folha verde”.

O objetivo desta iniciativa é promover o consumo de alimentos biológicos europeus em Espanha e Portugal e aumentar o reconhecimento do selo europeu de certificação biológica. O selo de certificação europeu ( EuroFolha) garante que os produtos colocados no mercado com este rótulo cumprem todos os requisitos estabelecidos pela regulamentação deste sistema de produção, que é comum a todos os Estados-Membros da União Europeia.

A campanha, que tem um orçamento de mais de 1.500.000 euros, será realizada durante 2023 e 2024 e inclui um extenso programa de actividades destinadas a consumidores, profissionais, crianças em idade escolar e líderes de opinião.

Para os consumidores, serão realizadas atividades promocionais em diferentes mercados em Espanha e Portugal, com o objetivo de aumentar o nível de reconhecimento do selo biológico europeu e de sensibilizar para os benefícios do consumo de alimentos biológicos.
Para os profissionais do setor, está prevista a participação nas principais feiras biológicas nacionais e internacionais, como a Organic Food Iberia, Biofach, Natexpo, Nordic Organic Food Fair, Alimentaria e Biocultura.

O programa escolar EducaBio, destinado a alunos entre os 8 e os 12 anos, será desenvolvido numa centena de centros educativos em Espanha, aproximando este sistema de produção de toda a comunidade educativa.

A introdução dos alimentos biológicos na cozinha dos restaurantes e das habitações é outro dos desafios desta campanha, que será trabalhado através da BioRestauración, um concurso de cozinha para amadores e profissionais em Espanha. Por último, também se realizarão encontros e viagens de imprensa com jornalistas especializados para que conheçam em primeira mão este sector e contribuam para o trabalho de divulgação dos benefícios do consumo destes produtos. No que diz respeito às atividades a realizar em Portugal, estas seguirão a mesma linha e incluirão Formação através de Webinars (Clique aqui para saber mais) dirigidas a consumidores e profissionais; participação em feiras do sector e mercados gastronómicos; conferências e concursos em escolas de hotelaria e restauração, bem como reuniões e acções com empresas e jornalistas.

O presidente da Ecovalia, Álvaro Barrera, assinala que esta campanha “reforça o trabalho que temos vindo a realizar desde há alguns anos na nossa associação para promover o consumo de produtos biológicos e é a primeira que se realiza no nosso país por uma entidade privada do sector. Além disso, estamos convencidos de que contribuirá para melhorar o reconhecimento do Euroleaf, o selo europeu que garante este sistema de produção, e o posicionamento dos alimentos biológicos produzidos em Espanha na União Europeia”.

Por sua vez, o presidente da Agrobio, Jaime Manuel Carvalho Ferreira, assinala que esta “é uma oportunidade única para promover e valorizar os produtos biológicos como géneros alimentícios, nos quais a Saúde e o Meio Ambiente são valores fundamentais”.

A AGROBIO, associação pioneira desde 1985 na promoção e divulgação da agricultura biológica em Portugal, pretende com esta iniciativa dar a conhecer o logótipo europeu dos produtos biológicos, como garantia para os consumidores do mais alto nível de qualidade.

A campanha “O futuro está na sua mesa com a folha verde”, que será realizada pela Ecovalia e pela Agrobio, é financiada pela Agência Executiva Europeia de Investigação da União Europeia e insere-se no âmbito das campanhas “Enjoy, it’s from Europe”, que dão visibilidade aos produtos agro-alimentares europeus.

 

Para mais informações sobre as recomendações dietéticas, consultar a seguinte ligação: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp2020/wp-content/uploads/2020/01/a-ax433o.pdf