Sessão de Esclarecimento: IMPACTES DO OLIVAL INTENSIVO

Data – 5 de Maio de 2019

Local – Auditório Municipal Ary dos Santos – Avis

 

A Agrobio irá marcar presença na Sessão de Esclarecimento “Impactes do olival intensivo” que se irá realizar no dia 5 de Maio, no Auditório Municipal Ary dos Santos, em Avis, organizada pela Quercus em parceria com o Município de Avis.

Quando a maioria das previsões aponta para carências ao nível dos recursos hídricos disponíveis nas zonas a sul do Tejo, num futuro breve, é  questionável a aposta que está a ser feita nestas culturas de regadio, complementadas com utilização regular de fertilizantes de síntese e produtos agrotóxicos. Mais grave se torna a situação quando a expansão destas culturas é feita à custa de floresta autóctone, base da biodiversidade local, ou com o sacrifício de olival adulto e tradicional, bastante mais bem adaptado às realidades locais.

Com esta sessão pretende-se sensibilizar os cidadãos e todas as entidades públicas e privadas para o problema da instalação descontrolada dos olivais intensivos, conhecer melhor os impactes destas culturas sob várias perspectivas e apontar soluções que ajudem a minorar e a limitar as suas consequências paisagísticas, sociais e ambientais.