Refrigerants, Naturally! for LIFE: Remover barreiras para soluções de refrigeração mais sustentáveis em pequenos negócios de retalho alimentar europeus

A Agrobio é parceira num novo projeto intitulado “Refrigerants, Naturally! for LIFE” que apoia a adoção de alternativas de refrigeração mais sustentáveis entre os consumidores de serviços ou equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor, que iniciou em junho de 2019. Este projeto é financiado pelo programa EU-LIFE.

O projeto é particularmente dirigido a retalhistas do setor alimentar biológico. Muitos destes são retalhistas independentes das grandes cadeias de supermercados mas têm um forte potencial para crescer em ambientes urbanos.

O segundo grupo alvo é o do setor das empresas que providenciam serviços e equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor. Enquanto várias cadeias de supermercados na Europa têm vindo a instalar sistemas de arrefecimento sustentáveis ao longo dos últimos anos de forma a ir de encontro aos requisitos legislativos futuros, ainda não é uma prioridade na maioria das lojas mais pequenas.

O projeto prioritiza o desenvolvimento de capacidades e eleva a consciência entre os gerentes de lojas mais pequenas e os serviços de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor, através da disseminação de informação e Formação necessários para acelerar a mudança para sistemas de arrefecimento mais sustentáveis.

Os principais objetivos do projeto são:

  • Aumento da consciencialização entre os consumidores e a cadeia de distribuição para os sistemas de arrefecimento mais sustentáveis e fluídos de refrigeração naturais.
  • Aumento de formação e certificação dos sistemas alternativos.
  • Acelerar a mudança para tecnologias mais sustentáveis e desenvolver especificações técnicas para o uso de tecnologias não fluoradas, usando refrigerantes naturais.
  • Apoiar a realização eficaz e atempada dos objetivos climáticos da UE para 2030 (para pequenos supermercados até 1,000m²)​

A alteração dos métodos de refrigeração é um fator importante no esforço mundial contra as mudanças climáticas. 1 a 2% dos gases de efeito de estufa globais provêm do retalho alimentar. As lojas que vendem produtos alimentares têm um gasto de energia 50% superior a outros edifícios comerciais, uma vez que a refrigeração compõem até 30 a 50% da energia total numa loja. Deste modo, é um grande responsável pelo impacto ambiental geral do retalho alimentar.

O consórcio do projeto é constituído por 8 parceiros de toda a Europa, reunindo associações de retalho biológico, especialistas e técnicos do setor da refrigeração e do desenvolviemnto de Mercado: HEAT (líder do projeto, Alemanha), shecco (Bélgica), Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Portugal), BNN – Bundesverband Naturkost Naturwaren (Alemanha), SEAE – Sociedad Española de Agricultura Ecológica/Agroecología (Espanha), BIV – Bundesinnungsverband des Deutschen Kälteanlagenbauerhandwerks (Alemanha), KNVvK – Koninklijke Nederlandse Vereniging voor Koude (Holanda) and STEK – Stichting Emissiepreventie Koudetechniek (Holanda).

As atividades do projeto começaram em junho de 2019 com um workshop de lançamento na Alemanha e irão continuar até ao final de 2021. Numa primeira fase será feito um estudo de Mercado que irá dar uma visão geral da situação atual e futura bem como as necessidades dos consumidores de serviços ou equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor no retalho biológico / setor de pequeno retalho. O segundo passo consistirá no desenvolvimento de um modelo Europeu de tecnologias de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor e as emissões relacionadas.

Se estiver interessado em saber mais informações acerca deste projeto, por favor visite a página: www.refrigerantsnaturally.com

 

 

O projeto Ref, Nat! for LIFE é financiado pelo Programa LIFE da União Europeia.