AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica esteve presente no Seminário Nacional Eco Escolas em Arganil
Com o apoio do respetivo Município, o Seminário Nacional Eco Escolas 2024 teve lugar de 19 a 21 de janeiro de 2024 em Arganil, na antiga fábrica de cerâmica Arganilense, agora totalmente remodelada e adaptada a grandes eventos.
Um Encontro anual de 3 dias caracterizado por uma intensa colaboração entre professores e técnicos de Municípios, no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade, onde diversas Associações Ambientais e Entidades parceiras ao Eco Escolas estiveram presentes. A Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, parceira de vários projetos deste programa, incluindo iniciativas como Alimentação saudável e Hortas Bio, marcou mais uma vez presença na Eco Mostra. Durante o evento, recebemos numerosos interessados que procuravam apoio técnico e esclarecimento de dúvidas.
A Agrobio transportou consigo exemplares de livros específicos, marcadores, plântulas e sementes biológicas, além de folhetos que abordam uma variedade de projetos em curso pela Associação. Durante este período procurámos também não só fornecer informações necessárias aos presentes, mas sensibilizar os mesmos. Este ano a Agrobio escolheu dar destaque à informação sobre os insetos polinizadores, os quais desempenham o papel crucial na Agricultura e nos Ecossistemas, e que atualmente enfrentam sérias ameaças, principalmente devido à perda de habitat, à agricultura intensiva e às alterações climáticas.
Promovemos também o projeto OrganicFood4Future, pois muitos ainda não estão familiarizados com o selo europeu de certificação biológica. Este projeto visa não só aumentar o reconhecimento do selo europeu de certificação biológica, como promover o consumo de alimentos biológicos em Portugal e Espanha.
Em suma, foram dias muito intensos, porém muito produtivos e já com uma nova data marcada para o próximo ano. A Agrobio continua a apoiar e a colaborar com os professores!