Dia 29 de setembro de 2023 realizou-se o Dia Europeu de Agricultura Biológica, na Herdade do Couto da Várzea, em Idanha-a-Nova que é hoje uma das principais referências da agricultura nacional e detentora do título de “Melhor Bio-Região da Europa”.

Esta iniciativa foi organizada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Direção-Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A celebração contou com representantes do Estado e do Governo, associações e produtores bio, instituições de ensino, de desenvolvimento e investigação, e as Bio-Regiões em processo de candidatura assim como as que caminham na mesma direção, que partilharam e testemunharam as suas histórias que acabam por se encontrar num compromisso comum: uma agricultura mais saudável, mais sustentável, socialmente responsável e amiga do meio ambiente, a agricultura biológica.

Este dia foi aperfeiçoado com um delicioso almoço biológico preparado pelo Atelier Geocakes, seguido por uma visita de campo à unidade de transformação Bio das Sementes Vivas, que muito têm contribuído para o papel ativo da agricultura biológica em Portugal.

Esta iniciativa reforçou o quanto é indispensável continuar a promover uma agricultura que forneça meios que auxiliem o consumidor e o produtor a efetuarem as melhores escolhas ao nível nutricional e ambiental, um obrigado especial a todos os presentes que compartilham da mesma missão.

 

Fotografias de: Tiago Carvalho | Município de Idanha-a-Nova