Comunicado AGROBIO – Redução dos Apoios à Agricultura Biológica
Reunião com a Exma. Sra. Ministra da Agricultura e da Alimentação
Maria do Céu Antunes
Ex.mos(as) Associados(as) e Amigos(as),
Ontem, dia 1 de fevereiro, reunimos com a Exma. Sra. Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e discutimos os apoios financeiros à Agricultura Biológica para 2024.
Face aos cortes financeiros para os agricultores biológicos, reconhecendo erro na programação, adiantou que esta redução não vai ocorrer este ano, porque está a ser feita reprogramação e o pedido à Comissão Europeia. Assim, vão ser cumpridos todos os compromissos para 2024 com os Agricultores Biológicos. Estes pagamentos serão feitos ao longo do ano.
Abordámos ainda, os apoios financeiros para os próximos anos (2025 –27) e a Exma. Sra. Ministra referiu que face à maior afluência de candidaturas relativamente ao previsto aos apoios financeiros em Agricultura Biológica, terá de ser feita a reprogramação financeira do PEPAC 2023-27 (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum).
Assim, a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, compromete-se com os Agricultores Biológicos Portugueses, a “lutar” pela reprogramação financeira do PEPAC de forma a acomodar todos os candidatos à Agricultura Biológica.
Recordamos que a Agricultura Biológica é a única forma de produzir alimentos sãos, que sejam seguros para os nossos cidadãos e em respeito pela nossa Casa Mãe, o Planeta Terra.
A Direção,
AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
Data de publicação: 02/02/2024