Hoje, dia 16 de outubro de 2023, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação.

“Somos o que comemos”

-Escolha consciente. Escolha Biológico

 

“É um facto inegável que a alimentação constitui, desde tempos imemoriais, uma das maiores preocupações, senão mesmo a maior, dos seres humanos. Afinal, é o principal garante da nossa vida” capítulo 1, Manual de Agricultura Biológica, 1ª Edição, maio de 2022.

No Dia Mundial da Alimentação, celebramos algo mais que alimentos. Celebramos a importância de cultivar uma relação saudável com nosso corpo, e com o planeta.

A Agricultura Biológica é por definição, um modo de produção que visa garantir alimentos de elevada qualidade, saudáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola, contudo, não se pode resumir o Modo de Produção Biológico a uma frase quando se trata do âmbito alimentar. O impacto que a Agricultura Biológica tem na saúde é insigne

Só colocamos na mesa o melhor do melhor para nós próprios, ou talvez não…  Alguma vez se perguntou como é que um alimento é produzido…? Talvez não saiba que nem todos os alimentos são iguais e que nem todo o “verde” é bom.”

Retirado da campanha “O Futuro está na sua Mesa com a Folha Verde” que integra o projeto “ORGANICFOOD4FUTURE” em parceria com a ECOVALIA, e visa garantir a promoção de produtos biológicos, faz sentido relembrar a ideia que move este projeto:

“Cabe-nos a nós escolher o que é melhor para nós e para o nosso planeta. Cabe-nos a nós escolher os produtos biológicos. Quando escolhemos o rótulo europeu “folha verde”, estamos a apostar num futuro com normas de controlo de qualidade e alimentos biológicos. Por isso, da próxima vez que colocar um produto biológico na mesa, tenha consciência de que está a colocar o futuro na mesa.”

A alimentação saudável e sustentável não é apenas uma escolha pessoal, é um compromisso que preserva o nosso meio ambiente e garante que as gerações futuras também tenham acesso a alimentos saudáveis e nutritivos, e comprometer-se com isso significa também apreciar a diversidade dos alimentos que a natureza nos oferece, valorizar os produtores locais e adotar práticas agrícolas que protejam a biodiversidade e os recursos naturais.

Este compromisso começa na Agricultura Biológica.

Hoje convidamo-los a pensar sobre o que está no seu prato, e como isso impacta o mundo que o rodeia. E faz parte do nosso trabalho, fazermos este convite todos os dias, por nós e por si.